ALGORITMOS DE DESTRUIÇAO EM MASSA: COMO...DEMOCRACIA
produto disponível
De: R$ 64,00
Por:
R$ 56,96
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
O livro que deu origem ao documentário Dilema das Redes, da Netflix.
BEST SELLER DO NEW YORK TIMES
INDICADO PARA O NATIONAL BOOK AWARD
“Um manual para o cidadão do século XXI... Relevante e urgente.” — Financial Times
“O livro de Cathy O’Neil oferece um olhar assustador sobre como os algoritmos estão regulando as pessoas. Seu conhecimento do poder e dos riscos dos modelos matemáticos, juntamente com o dom da analogia, torna-a uma das mais valiosas observadoras da contínua ameaça do Big Data.” — The New York Times
Vivemos na Era do Algoritmo. Cada vez mais, as decisões que afetam nossas vidas — onde estudamos, se obtemos um empréstimo para comprar um carro, quanto pagamos pelo seguro saúde — estão sendo tomadas por modelos matemáticos. Em teoria, isso deveria nos conduzir para um mundo mais justo:: todos são julgados de acordo com as mesmas regras e o preconceito é eliminado.
Mas, como Cathy O’Neil revela neste livro urgente e necessário, a verdade é justamente o contrário. Os modelos usados hoje são opacos, não regulamentados e incontestáveis, mesmo quando estão errados. O mais preocupante é que eles reforçam a discriminação: se um estudante pobre não consegue obter um empréstimo porque o modelo matemático o considera muito arriscado (graças ao endereço onde mora), ele também é recusado na universidade que poderia tirá-lo da pobreza. Os algoritmos criam uma espiral discriminatória. Os modelos amparam os privilegiados e punem os oprimidos, criando um “coquetel tóxico para a democracia”. Bem-vindo ao outro lado do Big Data.
Cathy O’Neil expõe os modelos de caixa-preta que moldam nosso futuro, tanto como indivíduos quanto como sociedade. Essas “armas de destruição matemáticas” dão pontuação a professores e alunos, classificam currículos, concedem (ou negam) empréstimos, avaliam trabalhadores, definem a liberdade condicional e monitoram nossa saúde. A autora pede aos modeladores que assumam mais responsabilidade por seus algoritmos e aos formuladores de políticas públicas que regulamentem seu uso. Mas, no final, cabe a nós nos tornarmos mais conhecedores dos modelos que governam nossas vidas. Este importante livro nos capacita a fazer perguntas difíceis, descobrir a verdade e exigir mudanças.
Leia mais…