Por:
R$ 74,90
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Analisando desde a evolução social e urbana de Copacabana até o mundo do fado e do rap em Portugal, esse volume é resultado de uma dobradinha entre atuantes cientistas sociais brasileiros e lusos, que transformaram o Rio de Janeiro e Lisboa em verdadeiros laboratórios de investigação social.
Este livro reúne textos de cientistas sociais brasileiros e portugueses. O seu foco é a vida urbana em suas diferentes manifestações e dimensões. Encontram-se aqui temas como identidades sociais, vida política, a problemática geracional e de gênero, localidades, bairros, desvio, minorias, lazer e sociabilidade, mundos artísticos e culturais, entre outros. Assim, estão presentes uma preocupação comparativa e um diálogo entre autores de Portugal e do Brasil que, a partir de um trabalho etnográfico denso, se voltaram para a relação entre cultura e sociedade. As cidades do Rio de Janeiro e Lisboa constituem-se em objetos centrais: embora de dimensões diferentes, ambas são metrópoles complexas e heterogêneas, apresentando grande riqueza e diversidade culturais.
Todos os artigos elaboram reflexões sobre localidades e/ou situações particulares, mas também levantam problemas e hipóteses de alcance mais amplo. Esta área de conhecimento apresenta, sem dúvida, forte dimensão interdisciplinar. A construção da antropologia urbana em geral, e neste livro em particular, envolve um vasto e diversificado diálogo com diferentes disciplinas e tradições que lidam com cultura e sociedade. Os artigos aqui apresentados têm direta ou indiretamente relação com a história, a ciência política, a sociologia da arte, o urbanismo, o serviço social, a psicologia e a geografia. Finalmente, registre-se a importância de uma contribuição conjunta, luso-brasileira, para a renovação e ampliação do debate contemporâneo no campo das ciências sociais.
Leia mais…