AS SUGESTOES DO CONSELHEIRO: A FRANÇA EM...AIRES
produto disponível
De: R$ 25,00
Por:
R$ 22,25
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Esta segunda edição de As sugestões do Conselheiro no ano do centenário da morte de Machado de Assis e neste quadro de homenagem editorial da Nankin e Edusp, é sempre auspiciosa. Repõe ao alcance do público um livro pioneiro e original. Ele integra um conjunto de estudos completados e publicados nos últimos anos por Gilberto Pinheiro Passos sobre os cinco romances machadianos, ditos da maturidade, agora disponíveis com todas suas cuidadosas análises, descobertas e conseqüências da prática intertextual de Machado.
O Conselheiro Aires, enigmática, culta e astuta figura de diplomata aposentado e escritor - que vela e revela - é, ao mesmo tempo, narrador e personagem de Esaú e Jacó e Memorial de Aires. Machado de Assis propõe-se ostensivamente apenas a tarefa de editor dos diários do Conselheiro, mas confessa também ter interferido nos textos e nos resultados. Os leitores, contudo, não ficam sabendo o grau e a extensão de tal interferência.
Gilberto Pinheiro Passos acompanha então a movimentação narrativa do Conselheiro; identifica uma escrita nada conselheiral e essencialmente anti-autoritária e anti-dogmática, que se engendra como um conjunto de sugestões, sustentadas por ambigüidades, negaceios, armadilhas e astúcias, o que chama o leitor para jogar um jogo de regras desconhecidas, tanto nas questões frívolas como nas graves.
Leia mais…