Por:
R$ 30,00
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
"Dentre as obras mais significativas do primeiro Modernismo Brasileiro, ocupa Macunaíma um lugar de destaque. Debruçando-se e recriando mitos e lendas dos índios caxinauás, taulipangues e arecunás, principalmente, pretendeu Mário de Andrade revalorizar o folclore índio, reavaliar a mitologia pré-cabralina, desejando destarte chamar a atenção para as coisas do Brasil.
Neste Astronomia do Macunaíma, Ronaldo Mourão volta-se para o folclore ameríndio para abordar aquilo que o atinge mais de perto: mitos e lendas relativos aos astros e fenômenos celestes. A correlação existente entre as lendas indígenas e certos aspectos da observação astronômica primitiva serve de ponto de partida do livro. E convém assinalar, desde logo que os nossos índios acreditavam na existência de vários céus, imaginando que todos os astros se situassem a distâncias diferentes, o que explicaria a diversidade do brilho, pois deveriam achar que as estrelas tivessem igual intensidade luminosa.
(...)
Astronomia do Macunaíma é um livro que se lê com agrado cada vez maior. Em suas páginas, nota-se o interesse permanente pelos estudos de antropologia, etnografia, folclore e ciência -- e tudo isto servido por um a linguagem que valoriza a obra de Mário de Andrade (sempre tão cioso de uma fala coloquial) e, principalmente, a cultura indígena."
Fernando Py
Leia mais…