ASTRONOMIA NA AMAZONIA NO SECULO XVIII...MADRI
Por:
R$ 40,00
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
O pesquisador Carlos Francisco Moura contabiliza duas contribuições Pioneiras à História das Ciências no Brasil, e, conseqüentemente, em Portugal também. A primeira, “Instrumentos Astronômicos e Livros Científicos Destinados à Expedição do Maranhão (1753), comunicação apresentada à XII Reunión Internacional de Historia de la Náutica y de la Hidrografia (Medina Del Campo, 2004), e publicada no livro La Ciência y el mar (Valladolid , Ed. Server-Cuesta, 2006).
A segunda é o livro recém-publicado Astronomia na Amazônia no Século XVIII: (Tratado de Madri): Os Astrônomos Szentmártonyi e Brunelli – Instrumentos Astronômicos e Livros Científicos. Baseado em vasta documentação da época, parte inédita, o pesquisador estuda a contratação dos “Padres Matemáticos” e os trabalhos realizados por eles na Amazônia: cálculos de latitude e de longitude, observações de eclipses, colaboração nos trabalhos catográficos. E também a trajetória de cada um depois de voltarem a Portugal: Brunelli professor de Matemática do Real Colégio de Nobres e, depois, da Academia Real de Marinha, e o jesuíta Szentmártonyi, preso injustamente durante 17 anos. O tema dos Instrumentos Astronômicos Setecentistas é retomado com o acréscimo de outros documentos e de reproduções de gravuras da época que os representam.
O rema dos Livros Científicos selecionados para a “Expedição do Maranhão” também é retomado, com reprodução das folhas de rosto de todas as mais de duas dezenas de obras, e estudo bio-bibliográfico de cada autor (Newton, Gravesande, Mariotte, Wolf, Bion, Maclaurin, Cassini, Musschenbroeck e outros).
Leia mais…