AXIS MUNDI: O JOGO DE FORÇAS NA...CONTEMPORANEA
Por:
R$ 38,50
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Escrever sobre as manifestações literárias contemporâneas é algo muito arriscado, pois o distanciamento temporal sempre constitui um eficiente mecanismo de segurança para a análise crítica. Sem essa rede de segurança, o exame da obra ainda em desenvolvimento, de autores vivos, exige coragem e uma boa dose de ousadia.
Neste livro, Nelson de Oliveira demonstra esta coragem e esbanja ousadia, ao analisar as principais linhas de força da lírica portuguesa contemporânea. Debruçando-se sobre o momento literário presente, o autor evidencia sua relação com a esfera do sagrado e a do profano, ambas atualizadas pelas mais recentes reflexões nos diversos campos do conhecimento.
Axis Mundi é um estudo centrado na obra dos dez poetas mais relevantes da Geração 90 portuguesa – Adília Lopes, Gonçalo Tavares, Manuel de Freitas, Daniel Faria, Inês Lourenço, José Miguel Silva, Luís Quintais, José Luís Peixoto, valter hugo mãe e Luís Serguilha – e que fizeram da alquimia lírica e do cotidiano sacralizado seu centro de equilíbrio literário e existencial.
Para o autor, a experiência poética é a mais poderosa experiência mística do nosso tempo e os poetas contemporâneos estão engajados na luta para que a cultura seja poetizada, não racionalizada ou cientizada, como querem os iluministas, tampouco mitificada e mistificada, como querem os sacerdotes.
Leia mais…