CAES DE ALUGUEL E AMOR A QUEIMA ROUPA
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OBJETO
DE DESEJO
Quentin Tarantino é bem mais do que um roteirista e diretor. Com apenas quatro filmes (entre eles o insuperável Pulp Fiction) ele se tornou um mito entre os cineastas e uma referência obrigatória da cultura pop mundial.
Seu universo de diálogos rápidos e raivosos, estética de quadrinhos e discussões sobre hambúrgueres e atores de cinema lançou um padrão muito pessoal, um espaço entre a filmografia de arte e a filmografia trash, seduzindo público e crítica. Tarantino escreve roteiros focando personagens, detalhes, coisas que são irrelevantes para a trama – mas que lhe acrescentam um sabor todo especial.
Os roteiros de Cães de aluguel (Reservoir dogs) e Amor à queima-roupa (True romance), são excelentes exemplos disso. Em Cães de aluguel, a trama básica é um assalto a uma joalheria realizado por um grupo de seis marginais contratados por Joe Cabot e seu filho Nice Guy Eddie. Mas o filme, na verdade, está nos diálogos entre os bandidos, como a discussão sobre o verdadeiro sentido da música "Like a virgin", de Madonna. O mesmo ocorre em Amor à queima-roupa, repleta de referências a Elvis Presley, ao Homem-Aranha e aos filmes marciais asiáticos.
Amor à queima-roupa foi o primeiro roteiro de Tarantino, escrito em 1987 e vendido em 1990 por 50 mil dólares a Tony Scott, que dirigiu o filme em 1993. Tarantino tinha decidido usar esse dinheiro para filmar Cães de aluguel em película de 16mm, preto-e-branco, e com um elenco formado por amigos. Até que o ator Harvey Keitel leu o roteiro e ficou impressionado o suficiente para aceitar um dos papéis e ajudar a levantar financiamento para o filme. Sua estréia foi em 1992, no Festival de Cinema Independente de Sundance. A consagração de Tarantino viria com Pulp Fiction, ganhador da Palma de Ouro de Cannes em 1994.
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