produto indisponível
OBJETO
DE DESEJO
Dando continuidade ao projeto de reedição da obra de Carlos Drummond de Andrade, chega CLARO ENIGMA, considerado pela crítica uma de suas obras mais expressivas. A nova edição traz prefácio de Ítalo Moriconi e nos revela desde segredos do coração humano e do fazer poético até uma aguda reflexão sobre o mundo e a sociedade.
Editado originalmente pela José Olympio, em 1969, CLARO ENIGMA demorou quase quarenta anos para ser publicado sozinho, após ter sido incorporado a outros nove livros de Drummond, como uma coletânea chamada Reunião. Dentro do título estavam, ainda, outras obras famosas do maior poeta brasileiro, como A rosa do povo, Boitempo I e II, A lição de coisas e As impurezas do branco.
CLARO ENIGMA mostra toda a beleza da poesia de Drummond em versos como O filho que não fiz / hoje seria homem. / Ele corre na brisa, / sem carne, sem nome, do poema Ser. Ou, também, o início de Amar: Que pode uma criatura senão / entre criaturas, amar? / amar e esquecer / amar e malamar / amar, desamar, amar? / sempre, e até de olhos vidrados, amar?
A poesia de Drummond, que às vezes pode parecer individualista, exibe em grande estilo, neste livro, a sua eterna juventude e atualidade social, captando em profundidade tanto os segredos do coração humano como as grandes preocupações do mundo moderno. E mesmo abordando grandes temas, sua poesia é sempre clara e concisa, acessível. Sem nada de formalismo. CLARO ENIGMA nos mostra porque Drummond é um poeta atemporal.
Leia mais…