CONTRA O CONSENSO: ENSAIOS E RESENHAS
Por:
R$ 38,00
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
“Tenho para mim que esse nosso mundo, o da democracia ocidental, que adoramos detestar, é o único capaz de sustentar a razão crítica, herança […] do humanismo cristão, que supõe o exame de consciência como um dever, um imperativo ético. É dessa liberdade conquistada que fazemos todo o resto, incluindo os erros monumentais.”
[Reinaldo Azevedo]
Contra o Consenso - Ensaios e Críticas reúne alguns dos melhores ensaios e resenhas do jornalista Reinaldo Azevedo publicados entre maio de 1998 e março 2005 na revista Bravo! e nas versões impressa e online do Primeira Leitura.
Os 43 textos, cronologicamente organizados, se dividem em Só Letras, Um Pouco de Cinema e tratam, respectivamente, de literatura, cinema e política e sociedade. Sempre combatendo as unanimidades, o politicamente correto e o futuro redentor, o autor recupera o valor da ignorada prosa de Ariano Suassuna, enaltece a genialidade de Graciliano Ramos, relativiza a unanimidade em torno de Carlos Drummond de Andrade e de Guimarães Rosa, esvazia a crescente adoração a Michael Moore, debocha do provincianismo do ambiente acadêmico e aponta a miséria do jornalismo.
Sua precisão e erudição apresentam um painel variado e instigante da cultura brasileira enquanto provocam e incitam o leitor a sair da passividade que absorve os lugares-comuns historica e cotidianamente reiterados.
Para o jornalista e escritor José Nêumanne, que define o autor no texto da orelha como um agnóstico contra igrejinhas literárias e um inimigo anarquista da ordem estabelecida de quem chafurda o pântano do poder político e cultural, Reinaldo Azevedo “não se deixa ofuscar pela luz dos holofotes e resgata dos porões escuros para onde são relegados pelos jardineiros do óbvio acomodado flores belas e perfumadas da arte e da cultura e temas do cotidiano da política e da economia condenados pelos parasitas do ódio à diversidade e à clarividência”.
Leia mais…