D. JOAO VI E A CULTURA CIENTIFICA
produto indisponível
OBJETO
DE DESEJO
O livro D. João e a Cultura Científica apresenta um extenso levantamento e uma análise bastante profunda dos artigos de natureza científica publicados em vários periódicos que circularam no Brasil no Período Juanino. Entre os periódicos publicados no próprio país, a partir da introdução da imprensa em 1808, são estudados a Gazeta do Rio de Janeiro, O Patriota e O Idade d´Ouro do Brazil. Em seguida, são analisados os periódicos publicados no exterior, em língua portuguesa, que atingiram o publico brasileiro. Dois deles foram publicados em Londres. O Correio Brasiliense e O Investigador Portuguez, e um terceiro em Paris, Os Annaes das Sciências, das Artes e das Letras.
Convém ressaltar aqui a originalidade deste trabalho, situado no campo da História da Ciência, e o ineditismo da sua análise sobre o periódico parisiense Os Annaes da Sciências, dedicado a divulgação e a difusão científica, que tinha mais de duzentos assinantes em terras brasileiras. Devem-se destacar, ainda, alguns outros aspectos deste livro que apresentam novidades, tais como: a polêmica entre O Corrreio e O Investigador sobre a criação da Academia Real Militar, e o discurso de George Cuvier, feito na França, que foi inteiramente traduzido pela Gazeta do Rio de Janeiro e pode ser considerado, efetivamente, como o primeiro artigo sobre História da Ciência publicado e editado no Brasil.
Enfim, estamos diante de um livro indispensável para aqueles que dedicam à História da Ciência, um campo de estudos que vem crescendo, a cada dia, em nosso país.
Leia mais…