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DA COR



AUTOR: Edgar Moura
EDITORA : Iphoto| Saiba Mais…
produto indisponível
OBJETO
DE DESEJO

Todos os livros sobre correção de cor (digital) são parecidos. Eles começam com uma pequena introdução sobre o que é a cor (fótons, ondas eletromagnéticas etc.) e depois entram numa longa lista de procedimentos e truques do Color Grading (sim, são todos livros em inglês).

Este aqui é o contrário: é quase todo uma longa introdução sobre o que é a cor (fontes, objetos e olhos) e uma pequena parte sobre como fazer a ¿correção de cor¿ (sim, é um livro em português). Melhor: não é um livro para ensinar como fazer o Color Grading e, sim, para ajudar os fotógrafos a dialogarem com os coloristas na hora de sentarem na frente do monitor e fazerem a ¿correção de cor¿ de suas imagens.

De 1998, quando escrevi o 50 Anos Luz, para cá, muita coisa mudou na tecnologia de cinema. De tudo o que mudou, porém, o que mais mudou foi a correção de cor. Por isso, aqui está uma espécie de 50 Anos Luz modelo 2016.

Antes de começar os trabalhos, uma história: quase no século passado (hoje em dia, nos anos 2000, tudo aconteceu no século passado), então, em 2005, a Globo alardeou ter descoberto a Fonte da Juventude. A emissora inventou o que passou a chamar de maquiagem eletrônica. Tinha até um nome: baselight. Como o nome era parecido com um produto de maquiagem que existe de verdade, a base, a coisa pegou e virou moda. Todo o mundo, exceto os coloristas, falava que a Globo estava usando o baselight para rejuvenescer as atrizes. Era um segredo e um marketing ao mesmo tempo. Fingiam segredo e usavam-no para a divulgação de uma técnica que seria exclusiva deles.

Os meus amigos coloristas podiam ter me explicado o que era o milagre e eu não teria passado o vexame que passei. Mas, lá fui eu para Las Vegas, em 2011, participar da feira de material de televisão da National Association of Broadcasters (NAB). Fui com uma missão especial da alta direção da Record: descobrir o que era a misteriosa maquiagem eletrônica baselight. Pergunta daqui, pergunta dali, fui parar na firma de pós-produção FilmLight, onde expliquei minha missão. O vendedor, solícito, me sentou numa suíte de correção de cor com uma colorista. Note bem, uma colorista. Meu inglês não é lá essas coisas e achei que não tinham me entendido direito, por isso tentei me explicar melhor, dizendo que não queria ver a operação de correção de cor e, sim, só a técnica do baselight. A senhora me olhou meio estranho (ela fez aquela cara de americano lidando com cucaracha e pensou: Esse vai ser dos difíceis) e, com um gesto amplo da mão, disse: Este é o baselight.

Bom, realmente ainda não devo ter sido claro. Vou simplificar a coisa, repliquei, esclarecendo que eu queria conhecer a técnica base- light de maquiagem eletrônica que fazia as velhas (old ladies) parecerem jovens. Aí a velha senhora resmungou alguma piada feminista, que eu não entendi, emburrou de vez e quase me botou para fora da suíte. Mexeu lá nuns botões (sim, hoje eu sei em quais botões ela mexeu e para que servem, já digo já, mais adiante, mas deixe-me continuar a história) e fez o que eu já tinha visto mil vezes os meus amigos coloristas fazerem, quando estão marcando a cor de um filme: separou a pele por luminância e deu um blur, o que fez a cara da atriz ficar tão difusa quanto quando usamos um filtro pro-mist na câmera. A velha colorista olhou para mim com desprezo e perguntou se estava bom assim. Como era uma missão oficial da televisão, eu não podia titubear e, mesmo constrangido, perguntei se aquilo era o baselight. Aí a ficha caiu a ficha da colorista. A mulher abriu um sorriso (de gozação) e disse: Sir, baselight não é uma técnica, é o nome do software de correção de luz da nossa firma, a FilmLight.

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DADOS DO PRODUTO



título : Da cor

isbn : 9788563565389
idioma : Português
encadernação : Brochura
formato : 17 x 24
páginas : 324
ano de edição : 2016
edição :

AUTOR : Edgar Moura

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