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DIREITO DO CONSUMIDOR NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO



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OBJETO
DE DESEJO

A sociedade da informação apresenta-se fragmentada, visto que os bens, objeto do tráfego jurídico em espaço caracterizado como desterritorializado, são virtuais, imateriais e indiscriminadamente usados para o hiperincremento mercadológico global, que tenta se justificar em bases próprias, unicamente por ordens espontâneas.
O capitalismo de vigilância, observa Shoshana Zuboff, reivindica de maneira unilateral a experiência humana como matéria-prima gratuita para tradução em dados comportamentais. Muito embora alguns desses dados sejam aplicados para o aprimoramento de produtos e serviços, o restante é declarado como superávit comportamental do proprietário, alimentando avançados processos de fabricação conhecidos como “inteligência de máquina”, e manufaturado em produtos de predição que antecipam o que um determinado indivíduo faria agora, daqui a pouco e mais tarde. Por fim, esses produtos de predições são comercializados num novo tipo de mercado para predições comportamentais que a autora denomina mercados de comportamentos futuros. Tudo caminha para que os capitalistas de vigilância acumulem grande riqueza através dessas operações comerciais, vez que muitas companhias estão ávidas para apostar no nosso comportamento futuro.
(...)
A partir do primado da pessoa humana no ordenamento civil-constitucional, acentua-se o indispensável papel das normas instituidoras de direitos e deveres fundamentais, de modo a corrigir a assimetria entre as partes.
A tecnologia certamente multiplica a variedade e a quantidade de fatos ensejadores da responsabilidade civil, contudo a característica mais marcante da Internet, ensejando o dever de indenizar, reside não somente na manifestação do próprio defeito, mas no frequente uso intencional de seus recursos de comunicação para causar prejuízos a outrem, afetando assim a segurança dos consumidores.
Que esta obra contribua para uma maior reflexão sobre os temas apresentados, apresentando, de maneira plural, diversas visões sobre as tensões sofridas pelo Direito do Consumidor na sociedade da informação

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DADOS DO PRODUTO



título : Direito do consumidor na sociedade da informação

isbn : 9786555155419
idioma : Português
encadernação : Brochura
formato : 17 x 24 x 1,4
páginas : 304
ano de edição : 2022
edição :

AUTOR : Ana Cristina Couto Schwartz | Branca Alves de Miranda Pereira | Camila Possan de Oliveira | Cassius Guimaraes Chai | Cristiano Heineck Schmitt | Fabio Schwartz | Fabio Lopes Soares | Fabio Torres de Sousa | Fernando Rodrigues Martins | Guilherme Magalhaes Martins | Ian Borba Rapozo | Isabela Maiolino | Joao Alexandre Silva Alves Guimaraes | Jorge Acosta Junior | Jose Luiz de Moura Faleiros Junior | Lindojon Geronimo Bezerra dos Santos | Luciano Benetti Timm | Marcelo Junqueira Calixto | Marcos Catalan | Marie Lima Alves de Miranda | Plinio Lacerda Martins | Rafael de Oliveira Monaco | Simone Magalhaes | Thales Dyego de Andrade Coelho | Thiago Brhanner Garces Costa | Vitor Guglinsk | Vitor Almeida
COORDENADOR : Fernando Rodrigues Martins | Guilherme Magalhaes Martins | Lindojon Geronimo Bezerra dos Santos

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