EDUCAÇAO ESTETICA: DE SCHILLER A MARCUSE
Por:
R$ 47,50
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Na história das aproximações entre Arte e Filosofia, em que consiste, afinal, o chamado “Pensamento Sensível” que busca complementar o trabalho da razão? Este livro apresenta uma abordagem histórica da Educação Estética, desde suas origens no sec. XVIII até seus desdobramentos modernos no século XX.
Inicandose nos ensaios de Schiller, desdobrase nos diálogos com a tradição clássica, o romantismo alemão e as ideias de Nietzsche, conduzindonos até as investigações de Walter Benjamin e dos principais pensadores da Escola de Frankfurt. Entre as diversas questões apresentadas e discutidas nesta coletânea, destacamse: o surgimento da crítica de arte entre os primeiros artistas e pensadores românticos; o projeto de educação estética de Schiller e a forma como ele é retomado por Marcuse; o significado políticoestético do pensamento marcuseano; a relação entre antigos e modernos e a importância da Grécia Antiga como paradigma cultural no Ocidente; Nietzsche, o Zaratustra e o processo de construção dos poemas didáticos ou romances de formação; a articulação entre recuperação da experiência, fruição estética e educação pensada a partir de Adorno; Walter Benjamin e sua concepção da atividade crítica; o conceito de infância e a relação de Benjamin com o pedagogo Gustav Wyneken.
A obra foi organizada no sentido de promover conexões entre os diversos artigos – o que faz desta publicação um interessante instrumento de iniciação no âmbito da estética e a torna capaz de estimular novas pesquisas. Focalizando diferentes aspectos relacionados à educação estética, os textos colaboram para uma compreensão global da questão, representando uma síntese de valor inestimável para os leitores de língua portuguesa.
Leia mais…