EXPERIENCIAS DA EMANCIPAÇAO...(1890-1980)
Vários (ver informações no detalhe)
EDITORA : Selo Negro| Saiba Mais…
Por:
R$ 114,10
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Apesar dos avanços observados nas últimas décadas, a historiografia brasileira ainda aborda o tema do negro partindo quase exclusivamente de duas vertentes: a da escravidão e a das relações raciais no país. É para transcender esses assuntos que esta coletânea vem à luz. Composta de 13 artigos de importantes pesquisadores, ela descreve a trajetória de personagens, instituições e movimentos negros que se destacaram após a abolição – ainda que muitos deles até agora não tenham recebido o devido reconhecimento.
Fugindo de conceitos estáticos e predeterminados, os textos deste livro apresentam uma abordagem inédita das lutas dos afro-brasileiros na política, nas artes, na educação e nos movimentos sociais de combate ao preconceito e de resgate da dignidade do trabalhador, entre outros.
Abarcando o período histórico de 1890 a 1980 – marcado por uma República povoada de efervescências sociais, ditaduras e períodos de democracia –, a coletânea dá voz a grupos como a Guarda Negra, a Federação dos Negros do Brasil, a Associação de Negros Brasileiros, a União dos Homens de Cor e o Movimento Negro Unificado; a intelectuais como Manuel Querino, Aurélio Viríssimo de Bittencourt e Lélia Gonzalez; a lideranças militantes como Antônio Baobad e Antonieta de Barros; e a artistas como o poeta Solano Trindade.
Leia mais…