FAMÍLIA PACHECO: 190 ANOS
produto disponível
Por:
R$ 97,90
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Já faz algum tempo que a história não tem como ponto central de estudos os grandes heróis como os príncipes, reis, imperadores e, por extensão, as suas famílias reais. Abriu-se o leque para as pesquisas sobreas pessoas comuns e suas famílias igualmente comuns.
A pesquisa do biógrafo Paulo Otávio Barreiros Gravina segue esse caminho, o de retratar a história de uma família comum, que poderia ser a nossa. Ela conta a linda e apaixonante história dos Pachecos, de origem portuguesa, a partir da chegada de João Corrêa Pacheco ao Brasil, em 1864. O
patriarca da família, ao desembarcar, encontrou uma sociedade rural e escravocrata.
Cerca de 160 anos depois, muitas conjunturas se apresentaram. A escravidão negra acabou. O capitalismo se estabeleceu no país. A república foi proclamada. Passamos por duas ditaduras. O livro Família Pacheco: 190 anos passeia por estas conjunturas mostrando como a família foi
dialogando com elas. Gravina nunca deixar de ressaltar os aspectos humanos dos Pacheco. Suas angústias, medos, tensões, desilusões, alegrias, amores, compaixões. Família Pacheco é um livro sobre família, sobre pessoas e suas histórias de vida e empenho de onde surgiram vários exemplos de conduta pessoal, seja em cargos públicos, seja em suas atividades privadas e familiares, como o fato de um trisavô, o primeiro Pacheco da família no Brasil, ter dado de presente de aniversário ao bisavô, em 1887, a liberdade da última pessoa escravizada que ainda trabalhava para família. Isso antes da abolição da escravatura, em 1888.
Essas e muitas outras histórias interessantes da família fazem dessa publicação uma homenagem aos antepassados, e uma maneira de presentear e unir parentes compartilhando tudo isso com amigos e com aqueles que entendam e se reconheçam nos valores que esta obra abraça, os quais, quem sabe, possam vir a compartilhar suas histórias familiares conosco, da mesma forma.
Leia mais…