GOVERNO LULA: NOVAS PRIORIDADES E...SUSTENTADO
Por:
R$ 74,90
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Governo Lula - novas prioridades e desenvolvimento sustentado reúne os estudos, pronunciamentos, textos e comentários apresentados no XV Fórum Nacional, realizado no Rio de Janeiro, em maio de 2003, pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE).
Na introdução, o coordenador do Fórum Nacional, ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, destaca que o significado do governo Lula não se restringe apenas ao fato de um sindicalista ter chegado à Presidência da República, mas à realidade nova de uma força política de base popular ter conquistado o poder. E apresenta uma visão dos pontos discutidos no evento.
A primeira parte do livro examina a política econômica governamental, com ênfase nas prioridades conferidas ao controle da inflação e ao equilíbrio das contas públicas e externas. E explora como, a partir dela, se poderá evoluir para um ciclo de investimentos capaz de assegurar ao país crescimento elevado e sustentado. A segunda parte dedica-se a uma das grandes prioridades do novo governo, a Reforma da Previdência, indispensável para que o regime fiscal brasileiro seja viável e impositivo do ponto de vista da justiça social.
A terceira parte aprofunda o debate, iniciado no XIV Fórum, sobre a estratégia de investimento para exportação e conseqüente substituição competitiva de importações, dando-lhe caráter operacional. Ou seja, como, a partir de políticas de competitividade - industrial, tecnológica e de comércio exterior -, o país passará a produzir para alcançar tanto o mercado interno quanto o externo. Na quarta parte, aborda-se, dentro da mesma ordem de idéias, o tema de inserção global do Brasil compatível à vocação universalista de sua política externa: preservando a sua condição de global trader, ou seja, de país que mantém relações equilibradas com as diferentes regiões e blocos econômicos; o que implica diplomacia comercial ativa integrando governo e setor privado.
Na quinta e última parte do livro, analisa-se o problema da segurança pública e sua integração com a estratégia social. Delineando-se as bases de um sistema nacional de segurança pública e examinando-se, a partir da experiência do BNDES, modelos de políticas sociais públicas, focalizadas nas periferias urbanas com elevadas incidências de pobreza, que assegurem a presença imprescindível do Estado nessas áreas.
Leia mais…