HISTORIA DAS RELAÇOES INTERNACIONAIS: DE 194...II)
Por:
R$ 257,90
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Escrito numa linguagem simples e transmitindo de forma clara e sintética o que tem caracterizado o relacionamento dos países nas mais variadas situações que vão compondo a História global, este livro interessará ao público em geral, assim como aos estudantes e profissionais das áreas de Diplomacia, História, Relações Internacionais, Sociologia, Direito…
Logo após a Segunda Guerra Mundial, começa nova guerra, desta vez sem armas (a Guerra Fria), que opõe os Estados Unidos à União Soviética. O mundo tornou-se bipolar: cada um dos dois super grandes procura reunir à sua volta aliados e clientelas, o campo socialista de um lado, o mundo livre do outro.
Em breve irá surgir uma terceira força, que tentará manter as distâncias em relação aos dois principais protagonistas.
Após o desaparecimento da União Soviética tudo se modifica. No último decénio do século XX, a Rússia, a China e a União Europeia ocupam um lugar determinante. Os Estados Unidos são os únicos a conservar o estatuto de superpotência política e diplomática, económica e tecnológica, militar e cultural. Mas o equilíbrio internacional permanece frágil.
Em todos os continentes, Estados e regiões inteiras são postos a ferro e fogo, ameaçando a segurança do planeta. Mais do que nunca, a incerteza no dia de amanhã suscita angústia, embora vão surgindo sinais apaziguadores das tensões.
No final do primeiro decénio do século XXI, os Estados Unidos enfrentam a concorrência da China, os países emergentes ocupam lugar cada vez mais destacado, e a ordem mundial encontra-se ameaçada em vários pontos do globo.
Verdadeiro ensaio de «história global», esta obra dirige-se a todos os que querem compreender como se desenhou o mundo de hoje e colocar em perspetiva as questões do presente e do futuro na era da globalização. Em mais de setenta capítulos, divididos em três partes, esmiúçam-se de forma sucinta e clara os temas mais abrangentes das Relações Internacionais, desde o fim da Segunda Guerra Mundial até à crise global em pleno século XXI, sem esquecer os problemas sociais (fluxos migratórios) e ambientais (as ameaças ao meio ambiente) causados pela globalização, passando por todos os conflitos que sacudiram o mundo, desde 1945 até ao presente.
Leia mais…