HISTORIA E ESCATOLOGIA: JESUS E A PROMESSA...NATURAL
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OBJETO
DE DESEJO
Como podemos saber sobre Deus? Essa questão incomodou cada vez mais os cientistas e filósofos do período moderno à medida que eles destruíam ''certezas'' previamente imaginadas. Eles se recusaram a colocar qualquer confiança na ''revelação especial'' da Bíblia cristã, tentando, em vez disso, argumentar que há um Deus a partir do mundo ''natural''. Esse é o tema das Palestras Gifford, inauguradas há mais de 130 anos. Tal teologia natural geralmente exclui a Bíblia e Jesus Cristo – e, frequentemente, aqueles que os estudam.
Em
História e escatologia
, N.T. Wright argumenta que, uma vez que os movimentos filosóficos e culturais que geraram a teologia natural também trataram Jesus como um ser humano genuíno — parte do ''mundo natural'' — não há razão para tratar o Jesus histórico como fora desses limites. O que aconteceria se o trouxéssemos de volta à discussão? O que ''história'' e ''escatologia'' realmente significam? E o que isso tem a dizer sobre o próprio ''conhecimento''?
Essa discussão nos convida a ver o próprio Jesus sob uma luz diferente, ao nos apresentar melhor o mundo judaico do primeiro século através da análise histórica e do estudo bíblico. A crucificação e a ressureição de Jesus, acontecimentos tão confiáveis quanto quaisquer outros no mundo ''natural'', acabam completando, de maneira inesperada e instigante, o quebra-cabeça das questões fundamentais formuladas por todas as culturas. Ao mesmo tempo, esses acontecimentos abrem perspectivas da promessa escatológica oferecida a toda a ordem natural. O resultado é uma visão mais extensa, tanto da ''teologia natural'' quanto do próprio Jesus.
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