HORA DA GUERRA: A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL...BAHIA
Por:
R$ 94,90
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
“A ‘Hora da Guerra’ é uma pequena trincheira”, define Jorge Amado, no texto que comemora o aniversário de um ano da coluna que manteve diariamente entre 1942 e 1945, no jornal O Imparcial,de Salvador.
Reunidas pela primeira vez em livro, as 103 melhores crônicas dessa coluna revelam um escritor engajado no esforço
dos aliados para derrotar o nazifascismo na Europa, na África e na Ásia. Mas a compreensão que Jorge Amado tinha daquele momento crucial da história ia muito além da frente político-militar.
Entre as rajadas que dispara contra Hitler,Mussolini, Franco e Plínio Salgado — e as louvações que dirige a Stálin —, ele
defende, nos mais variados campos de atividade, valores caros à civilização, como a liberdade, a tolerância e a paz.
Assim, encontramos nessas páginas artigos que elogiam o papel humanista dos artistas e intelectuais, a atuação das mulheres no esforço de guerra, os romancesrecém-lançados de José Lins do Rego e Ilya Ehrenburg, a “grande arte” dos quadros de Lasar Segall e a participação de estrelas como Clark Gable e Ernest Hemingway no front, entre vários outros. A retórica veemente é muitas vezes associada a um humor bem brasileiro, como quando o escritor baiano chama o ditador espanhol de “Chico Franco, o gaiato de Madri”.
É sua perspectiva calorosa e humanista, sempre em defesa do homem comum, particularmente daqueles mais desafortunados,
que aproxima estas crônicas militantes da prosa lírica dos romances de Jorge Amado.
Leia mais…