IDEIAS DE ADMINISTRAÇAO: O PENSAMENTO CLASSICO
Por:
R$ 65,90
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Idéia de administração é uma obra composta de dois volumes independentes, que apresentam um painel da consolidação das formas de gerenciamento de empresas. Ao contar em detalhe a história da administração de empresas, o autor reflete também sobre temas e conceitos perenes, oferecendo ao leitor um entendimento mais profundo dos modelos de gestão adotados hoje.
Este volume, O pensamento clássico, ressalta os avanços das novas idéias e teorias até a era da administração científica, sinônimo de taylorismo, por ter sido criada pelo engenheiro Frederick Taylor (1856-1915).
Após uma introdução ao papel da gestão nas organizações, são analisados exemplos dos primórdios da administração nas antigas civilizações - do Extremo Oriente aos egípcios, gregos e romanos, chegando à era moderna, com o surgimento da ética do mercado. Trata então dos principais estudos dos pioneiros da administração, com o advento da Revolução Industrial.
A segunda parte inicia-se com o trabalho de Frederick Taylor, cujas propostas originaram um período caracterizado pela busca de eficiência e sistematização. Examina em seguida as idéias de administração correntes até o início dos anos 1930 na Europa, nos próprios Estados Unidos e em outros países, voltando-se para o trabalho de pensadores que gravitaram em torno de Taylor e disseminaram a cartilha da eficiência, como Carl Barth e Harrington Emerson. Aborda também os estudos dos europeus Henri Fayol e Max Weber, cujas teses e teorias só seriam devidamente apreciadas e adotadas no continente americano muito tempo depois de sua criação.
Leia mais…