IMAGINAÇAO E CRIAÇAO NA INFANCIA
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OBJETO
DE DESEJO
“Se levarmos em conta a presença da imaginação coletiva, que une todos esses grãozinhos não raro insignificantes de criação individual, veremos que grande parte de tudo o que foi criado pela humanidade pertence exatamente ao trabalho criador anônimo e coletivo desses inventores desconhecidos”.
Esta publicação contou com as cuidadosas tradução e revisão técnica de
Zoia Prestes
e
Elizabeth Tunes
que resultou em uma publicação fiel aos conceitos e linguagem originais do autor. Destacamos a teoria psicológica de desenvolvimento de Vigotski, pois auxilia os/as educadores/as em todos os âmbitos da educação, seja escolar, familiar, social, a apoiarem nossas crianças, adolescentes e jovens para o desenvolvimento da personalidade, da construção do conhecimento artístico, científico e cultural, como um todo, na concepção da educação emancipadora.
Nesta publicação, o autor apresenta de forma simples e direta os resultados de vários anos de pesquisa sobre dois aspectos muito importantes da educação emancipadora: a imaginação e a criação. O primeiro que se dá por meio de combinações com base nas vivências e aprendizagens estabelecidas na vida da criança e a segunda que se dá ao colocar em andamento aquilo que foi imaginado. O amadurecimento e pleno desenvolvimento psicológico da criança se dá por meio da brincadeira, da imaginação e da criação, em cada um de suas fases, por meio do desenho, da escrita, do teatro etc.Imaginação e criação na infância
teve sua primeira edição em 1930 na, então,
União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
, fruto de um trabalho coletivo da
Casa Central de Educação Artística de Crianças
, vinculada ao
Comissariado do Povo para a Instrução da Rússia
, em que Vigotski estava diretamente envolvido e que ganhou sistematização nesta obra. Aqui ele estabelece relações entre a experiência de vida das crianças e o seu processo de imaginação e criação, sendo estas frutos da recuperação e reelaboração de suas próprias experiências, que se dá, principalmente, por meio do trabalho. É interessante ressaltar o sentido histórico e coletivo dessa reelaboração, o que dá o caráter social de sua teoria.
Este livro é indispensável para educadores e educadoras envolvidos no trabalho com a infância e juventude; é também fundamental para todos interessados em compreender os mecanismos de desenvolvimento da consciência humana em suas mais diversas possibilidades intelectuais e artísticas.
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