INOVAÇAO SOCIAL: NO FLUXO DO PROGRESSO
produto indisponível
OBJETO
DE DESEJO
"Inovação social: no fluxo do progresso traz ideias para a pauta de debate das inovações sociais que queremos para o brasil agora a partir de 2018, acompanhando tendências globais e organizando um histórico de inovações sociais vivenciadas no país nos últimos trinta anos.
O livro nos convida a observar o efeito integrado e exponencial das inovações sociais, presentes em escolhas pessoais, na responsabilidade social empresarial, na gestão pública, na democracia, na cidadania ativa, na inclusão social, no desenvolvimento sustentável e na preservação ambiental.
Com uma visão sistêmica, o livro analisa a inovação social por meio de quatro pontos de vista:
Gente e inovação social é o tema inicial, analisando inovações sociais relativas à pessoa nesse momento histórico em que surge uma revalorização de abordagens existenciais, como a vida simples, em paralelo a possibilidades como a hipertecnologia extremada no transumanismo ou no pós-humanismo. Esse capítulo dialoga com a presença da inovação social nos costumes, nos comportamentos, nas personalidades, nas faixas etárias, nos padrões de consumo, nas emoções, nos sentimentos, na felicidade, na saúde, na criatividade, em transições e reflexões humanas.
Empreender — verbo que se materializa nas empresas e nas atividades econômicas e sociais — é o tema seguinte. São analisadas inovações sociais presentes em produtos criativos, no design, na responsabilidade social empresarial, nos relatórios de sustentabilidade, na gestão de marcas e da imagem corporativa, nos ambientes e rotinas de trabalho, no empreendedorismo, e na atuação dos empreendedores e das empresas que lideram.
O próximo tema é o binômio Sociedade e Governo, presente na rua, na praça pública, nesse espaço intermediário que é de todos e de ninguém — nessa zona cinza que afeta a vida e o cotidiano de todos nós. A inovação social está latente na cidadania ativa, na sociedade civil, na democracia representativa, na gestão governamental, nas políticas públicas, em temas do cotidiano de toda a população.
O capítulo Natureza foca as inovações sociais que dimensionam em nosso convívio humano a força e o impacto dos fenômenos naturais — e que também inovam na forma de lidar com as mudanças climáticas, a preservação ambiental, a biodiversidade, a biomimética e o desenvolvimento sustentável.
"
Leia mais…