INTELIGENCIA NA GUERRA: CONHECIMENTO DO...AL-QAEDA
Por:
R$ 104,90
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
O autor de Uma história da guerra analisa o papel que as informações sobre o inimigo desempenharam nos conflitos armados dos últimos duzentos anos
Em Inteligência na guerra, o historiador militar John Keegan concentra sua atenção — e a do leitor — na arte e na ciência de trabalhar com a informação em circunstâncias conflitivas. Essa área, conhecida como “inteligência”, abrange desde aspectos “românticos” — associados às atividades de espiões, agentes duplos e traidores — até dados técnicos como radiação eletromagnética, escuta de som, observação por satélite e detecção de vestígios nucleares.
Num relato acessível e interessante, Keegan revela episódios das guerras dos últimos séculos para ilustrar as complexidades inerentes às batalhas da inteligência. Examina, por exemplo, a Primeira Guerra (que trouxe o rádio e a rádio-escuta para o campo de batalha), a Segunda Guerra (caracterizada por extraordinário progresso técnico no campo militar e no da inteligência) e ações bélicas mais recentes, como a Guerra das Malvinas e a atual guerra contra o terrorismo.
O autor demonstra que a inteligência, essencial para vencer uma guerra, não é suficiente em si mesma: o domínio do uso da força e fatores como rapidez de decisão, firmeza de propósito e bravura continuam sendo decisivos.
John Keegan foi professor de história militar na Real Academia Militar de Sandhurst e é editor de assuntos de defesa do Daily Telegraph de Londres. É autor de diversos livros sobre assuntos militares, entre eles The Face of the Battle (1995) e The Second World War (1990). De sua autoria, a Companhia das Letras publicou Uma história da guerra (1995).
Leia mais…