INVENTARIO DE SONHOS USADOS: GOYA...DIDI-HUBERMAN
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OBJETO
DE DESEJO
"Inventário de sonhos usados: Goya plagia Didi-Huberman", do professor Raul Antelo - um ensaio cuja primeira versão foi seu último curso na pós-graduação em literatura na Universidade Federal de Santa Catarina, na primavera de 2018 – pode ser descrito como “aventura do pensamento” e parte da hipótese de que Goya plagia Georges Didi-Huberman. O seu propósito é explicitar e desenvolver, a partir da obra de Francisco de Goya (1746-1828), uma política da visão, aquilo que Carl Einstein concebia não mais como faculdade, à maneira de Walter Benjamin, em "A faculdade mimética", porém, como exigência, isto é, como aquilo que recusa o visível. Em uma leitura que lida com as artes visuais, a literatura e a filosofia, Antelo propõe que, no problema compartilhado entre todas as artes, não se trata de reproduzir (pois, a rigor, nenhuma arte é figurativa) ou de inventar formas, mas de captar forças.
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