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OBJETO
DE DESEJO
Em 1914, o ano em que foi publicado pela primeira vez Jésus-la-Caille, Francis Carco só tinha como antecedentes literá-
rios uns quantos versos a que o autor chamava canções agridoces e podiam ser lidos em edições pobres, com reduzida circulação
nas livrarias. Viviam-se dias de guerra, mas com uma presença editorial marcada por alguns sobressaltos. Poucos meses antes,
os leitores franceses tinham sido surpreendidos com os versos de Alcools de Apollinaire e os de La Prose du Transsibérien de
Blaise Cendrars; Barrès publicava o seu melhor livro, La Colline inspirée, e Martin du Gard provocava amenamente os cató-
licos com Jean Barois; Proust dava a conhecer uma primeira amostra do seu enorme romance, e chamava-lhe Du Côté de chez
Swann; Alain-Fournier, a poucos meses da bala alemã que o ia matar,
mostrava-se com todas as seduções do seu Le Grand Meaulnes; Gide
supunha-se impertinente com Les Caves du Vatican e Raymond Roussel
fora de todas as regras com Locus Solus; o Jean-Christophe de Romain
Rolland recebia o Grande Prémio da Academia Francesa.
No meio desta efervescente convivência criativa Jésus-la-Caille, a
primeira obra em prosa de Francis Carco (que viria a ter a sua versão
definitiva em 1917), levantava hesitações conservadoras aos editores de
Paris. Era a primeira vez que a homossexualidade masculina da prosti-
tuição de engate surgia com tanta audácia num romance da literatura
francesa. Ainda por cima, com um título que se atrevia a dar o nome
de Jésus a um gigolô e a acrescentar-lhe na alcunha um La Caille, que
embora significasse na linguagem vulgar uma inocente codorniz, tinha
no calão da época o sentido de «a trampa». O som destas palavras, que
num inevitável desvio de significação poderia sugerir Jesus a Trampa,
era um mau gosto que roçava o sacrilégio. (Registe-se que muitos anos
depois, em 1955, o banal filme de André Pergament baseado neste ro-
mance — com um dos primeiros papéis no cinema de Jeanne Moreau
— achou que devia adoçar o seu título para um bem comportado
M’sieur La Caille)
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