MEMORIA E TEMPORALIDADES DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO
Vários (ver informações no detalhe)
EDITORA : Lamparina| Saiba Mais…
Por:
R$ 35,00
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Memória e temporalidades do trabalho e da educação condensa uma edição em que passado e presente se tecem pelo fio da memória oral e da fotografia, tomando a cidade como ponto de partida e fonte de pesquisa. As quatro seções do livro lidam com recortes e temporalidades diversas, porém se articulam e guardam coerência no método, no conteúdo e na forma. Com base no método dialético, os textos resultam de cuidadosa apreensão das diferentes mediações constitutivas da realidade estudada, do passado longínquo ao presente em construção, tendo como eixo a relação entre trabalho e educação. Dimensões singulares e particulares, à primeira vista pouco visíveis, das ruas, da fábrica, das casas e da memória popular dispersa e fragmentada e de fotografias isoladas e documentos arquivados ganham vida e compreensão mais universal em uma totalidade histórica.
O longo percurso de 136 anos, do espaço da fábrica para o da escola, analisado na primeira parte, revela temporalidades e conjunturas, muito diversas, de um mesmo embate capital-trabalho. A ocupação hoje do espaço da fábrica pela escola sinaliza que as lutas não foram em vão. A segunda parte, ao tomar Paracambi (RJ) como fonte de pesquisa, explicita e resgata no "corpo da cidade" a vida passada e presente de sua população. Por fim, a terceira e a quarta partes expõem análises de outros espaços, relacionando formação integrada entre a cultura da escola e a do trabalho, da ciência e da arte. O horizonte, aqui, é a formação de trabalhadores como sujeitos emancipados.
O resultado é uma obra original e densa em sua construção metodológica sob a concepção da história como processo e como método, e comprometida, do ponto de vista ético-político, com a memória de lutas dos trabalhadores e da educação básica, técnica e profissional vinculada a seus interesses de classe.
Leia mais…