MEMORIAS DE UM RATO DE HOTEL
Por:
R$ 37,00
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Dr. Antônio foi um célebre ladrão da Belle Époque que ficou famoso por seus roubos inteligentes em hotéis, onde se hospedava com identidades diferentes.
O verdadeiro nome do Dr. Antônio era Arthur Antunes Maciel, gaúcho de família respeitável levado ao crime por não resistir à vida fácil e ao amor das mulheres.
Embora João do Rio/ Paulo Barreto não assine o relato é quase certo que tenha participado de alguma forma do processo de escritura das memórias de Dr. Antônio junto a Antunes Maciel na casa de Detenção , narrativa com sutilezas e observações próprias do “gatuno inteligentíssimo, bom contador de histórias e, provavelmente dono de uma lábia especial capaz de enrolar suas vítimas e a polícia.
Por sua qualidade literária, provavelmente o maior indício de sua autoria ou coautoria, o livro também agrega valor à carreira literária de João do Rio, e resultou no “sucesso prático de Paulo Barreto com o seu Memórias de um Rato de Hotel” , como noticiou na época o jornal (Gazeta), A sociedade e o crime “Não há dúvida alguma que seria interessante narrar a minha vida toda – para que se verifique que a Fatalidade faz e guia o homem e que eu tenho tanta culpa de ser o Dr. Antônio como Napoleão de ser Napoleão, José Bonifácio de ter sido José Bonifácio ou a Pepa Ruiz de ser a Pepa até agora. Mais. O público, lendo a verdade a meu respeito, contada por mim mesmo, verá que esse grande bandido, tirando o ato considerado crime pela sociedade, é um homem como qualquer outro, exatamente igual ou talvez melhor, e às vezes menos criminoso que outros sujeitos até depois de mortos respeitados.”
Leia mais…