Livraria da Travessa

Livros  Humanidades Psicologia e Psicanálise

MÚSICA E CLÍNICA SONORIDADES E SUBJETIVIDADES



AUTOR: Edson Olivari de Castro
EDITORA : Appris| Saiba Mais…
produto disponível
De: R$ 72,00 Por: R$ 64,08 Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO

Este trabalho tem o intuito de descortinar um determinado campo no qual as produções subjetivas e as variações sonoras se friccionam, se conectam, se imbricam, se distanciam, divergem. Para cumpri-lo, mostramos inicialmente que som, ruído, barulho e silêncio, todas essas figuras só têm existência em relação à nossa audição, nua ou ornamentada – segundo as várias estéticas distendidas no tempo – com as múltiplas invenções técnicas: estas, nossos órgãos acrescentados. Sendo corpo e mundo fios de uma mesma urdidura, porque somos seres sonoros e ouvintes, discutimos as relações entre a escuta, nossas faculdades cognitivas e as diversas sonoridades, sem nos deixar atravessar pela clássica cisão interno- -externo. De outro lado, as venturas e desventuras, ao longo da história da música, de nossa gestualidade oral, indicaram-nos que música e voz tampouco estabelecem relações antinômicas. Percorremos, então, dois modelos considerados a título de produção de subjetividade: a obra freudiana e sua versão estruturalista, lacaniana. Na primeira verificamos o papel da voz na constituição mesma do aparato psíquico inventado por Freud, bem como suas relações com o objeto pulsional e sua função nas tramas sintomáticas. Na segunda, evidenciamos a primazia da pulsão invocante que encontra, na voz e na música, tanto a oportunidade de empurrar o Sujeito, orientando-o em direção ao campo do Outro, quanto a consignação do objeto pulsional como o real inaudito do inconsciente. Por fim, soubemos que ao modo da estrutura o inconsciente se nos revela como uma multiplicidade de coexistência virtual, que se atualiza a cada vez, questionando, diferenciando e conectando séries, de modo que sempre está para ser feito e não reencontrado. Experimentamos essa fórmula numa obra, a canção. Encerramos trazendo uma situação kafkiana que nos pareceu oportuna para vislumbrarmos o canto como acontecimento, bem como introduzindo dois novos conceitos que convidam, como os dois pontos no pentagrama, a um ritornelo.

Leia mais…

  

MAIS VENDIDOS EM PSICOLOGIA E PSICANÁLISE

EU SÓ EXISTO NO OLHAR DO OUTRO? EU SÓ EXISTO ... Ana Suy; Chris ... R$ 59,90
R$ 59,90
A GERAÇAO ANSIOSA: COMO A INFANCIA HIPERCONECTADA ESTA CAUSANDO UMA EPIDEMIA DE... A GERAÇAO ANS ... Jonathan Haidt de: R$ 79,90
por: R$ 71,11
A GENTE MIRA NO AMOR E ACERTA NA SOLIDAO A GENTE MIRA ... Ana Suy de: R$ 55,90
por: R$ 49,75
BUSCA DE SENTIDO, EM: UM PSICOLOGO NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO BUSCA DE SENT ... Viktor E. Fran ... de: R$ 84,00
por: R$ 74,76
O QUE OS PSIQUIATRAS NÃO TE CONTAM O QUE OS PSIQ ... Juliana Belo D ... R$ 89,90
R$ 89,90

DADOS DO PRODUTO



título : Música e clínica sonoridades e subjetividades

isbn : 9786558200444
idioma : Português
encadernação : Brochura
formato : 16 x 23 x 0,2
páginas : 179
coleção : PSICOLOGIA E SAUDE MENTAL
ano de edição : 2020
edição :

AUTOR : Edson Olivari de Castro

COMPARTILHE SUA OPINIÃO


 
*