NAGARJUNA: EXAME DO SER E DO NAO SER
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OBJETO
DE DESEJO
Para além de toda terminologia técnica empregada pelo filósofo budista indiano, Nagarjuna (circa 150-250 d.C.), no décimo quinto capítulo – Exame do ser e do não ser – de seus Versos fundamentais do caminho do meio, o tema central de seu discurso é a questão do sofrimento e sua superação. Sua proposta para enfrentá-la consiste em recusar tanto a via do ser quanto a do não ser, já que ambas produzem ficções sobre o mundo e o ser humano. As raízes do sofrimento são, então, detectadas tanto nas ideias equivocadas sobre a essência dos seres – a via do ser – quanto na falsa noção de que a destruição das coisas seja o fim da dor, a via do não ser. No espaço entreaberto entre a via do ser geradora da adesão à ideia de eternidade dos entes e a via do não ser engendradora do desejo de sua aniquilação, descortina-se o horizonte libertador do caminho do meio. Seu propósito emancipatório reside na crítica aos (pre)conceitos longamente arraigados em nossa experiência e que moldam nossa visão fantasiosa sobre a realidade. Portanto, o caminho do meio é, por assim dizer, o veículo de resgaste habilmente guiado por aqueles que venceram o sofrimento e generosamente enviado àqueles que aspiram por sua superação.
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