NARRATIVAS DE PRATICAS DE MEDIAÇAO E...SUJEITO
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OBJETO
DE DESEJO
Diante das exigências de compreender e modificar, simultaneamente ou não, o fenômeno ou a situação, as ciências humanas, especialmente das áreas da educação, da sociologia, da antropologia e da psicologia, passaram a utilizar as metodologias de pesquisa-ação, pesquisa participante, pesquisa-intervenção e de mediação. Assumimos como pesquisa-intervenção ferramentas que ajudam a transformar os vínculos e as práticas institucionais nos campos da educação e da assistência. Alguns pesquisadores utilizam outros termos, como mediação e
pesquisa participante. Neste livro, empregamos o termo pesquisa-intervenção por um prisma fundado no pensamento de Vygotsky e Paulo Freire. A intencionalidade da pesquisa-intervenção tal como a assumimos neste livro, é produzir uma descrição pormenorizada dos procedimentos. A medida que se faz essa descrição, elabora-se também a avaliação e a explicitação do fenômeno, bem como da situação em que os sujeitos estão envolvidos, dos possíveis efeitos da pesquisa e dos resultados, numa triangulação entre a teoria, os sujeitos e a prática ou dados obtidos. Estes procedimentos têm o compromisso de explicar, interpretar, produzir mudanças e encontrar soluções para os problemas apresentados ou detectados. Trata-se de uma metodologia na qual os sujeitos envolvidos trocam experiências, conteúdos e práticas, de modo cooperativo e participativo.
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