NOVOS ESTUDOS SOBRE A HISTERIA
produto indisponível
OBJETO
DE DESEJO
Primeiro seminário de Charles Melman,antes mesmo que ele fundasse a Association Freudienne, esses Novos Estudos sobre a Histeria fazem referência ao livro que Freud publicou com Breuer em 1895. O autor propõe, com efeito, uma verdadeira navegação através da obra de Freud, que lhe permite fabricar uma nova tessitura a partir dos fundamentos freudianos da histeria, a saber, a ênfase colocada sobre o desejo sexual e seu recalque.
Atento ao que a linguagem veicula Charles Melman enriquece seu ensino ligando-se ao mesmo tempo aos traços constantes e às modificações conjunturais, sensíveis da sociedade dos anos 1980 e a sua influência sobre cada um.
Esse livro prossegue o ensino lacaniano (Lacan não fez estudo longitudinal da histeria). Charles Melman desenvolve a economia da histeria, insiste sobre a distinção da posição histérica em relação àquela da feminilidade, sobre o polimorfismo da histeria. Ao propor uma figura da histeria masculina, esse seminário terá marcado sua época, mas continua sendo de uma atualidade pertinente, na hora em que o DSM desmantelou o conceito de histeria e em que os TCC a ignoram para melhor distribuir algumas de suas formas clássicas em outras tantas desordens e transtornos do comportamento.
Leia mais…