O AVESSO DO AVESSO: FEMINILIDADE E...SUBJETIVAÇÃO
Por:
R$ 59,80
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
O Avesso do Avesso, adaptação da tese de doutorado de Márcia Arán, propõe uma discussão teórica sobre o conceito de feminilidade na psicanálise e as novas formas de pensar a subjetivação na cultura contemporânea. Para Joel Birman, que assina a orelha do livro e orientou Márcia Arán nessa pesquisa, o livro traz uma “ousada reflexão (...), rompendo com o verticalismo e a hierarquia estabelecida entre os gêneros na tradição ocidental”.
Partindo de uma reflexão sobre as mudanças ocorridas no campo das sexualidades, principalmente em função dos deslocamentos do feminino e da crise do masculino – conseqüências do movimento feminista nos últimos 50 anos –, a autora constrói o que ela define como uma metapsicologia da alteridade. Márcia Arán mostra como a positivação da feminilidade pode ter longo alcance como crítica da cultura e leva às últimas conseqüências a tese freudiana do “mal-estar na civilização”.
Para isso, ela questiona em que medida a teoria psicanalítica oficial – fundamentada na conceituação da sexualidade feminina em Freud e da noção do feminino em Lacan – teria reproduzido o velho modelo da hierarquia entre os sexos. E vai buscar em teóricos mais recentes, como Benjamin, Foucault, Derrida, Deleuze e Fraisse, outras leituras sobre política e sexualidade, que possibilitem um novo pensamento sobre a diferença, um novo viés que explicite e promova o avesso do avesso.
Leia mais…