O BRASIL MONARQUICO: O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO
produto indisponível
OBJETO
DE DESEJO
Há 40 anos no mercado editorial brasileiro, compreende cronologicamente toda a História do Brasil até 1964, constituindo-se de onze volumes, sob a direção de Sérgio Buarque de Holanda, assistido por Pedro Moacyr Campos, para os períodos colonial e monárquico; e de Boris Fausto para o período republicano.
A obra analisa vários campos da formação histórica do país, da organização material da sociedade às formas da cultura e do pensamento. Os dois primeiros volumes são dedicados à época colonial. Especialistas estudam o processo de constituição e consolidação do Brasil como colônia portuguesa, abrangendo desde os aspectos econômicos e sociopolíticos até os temas medicina colonial, música barroca e expedições científicas. O primeiro volume, Do descobrimento à expansão territorial, foi relançado em março deste ano. O segundo volume, Administração, economia, sociedade, em setembro. A editora pretende relançar toda a série até meados de 2004.
O período monárquico é tratado em cinco livros. Inicia-se com a análise das condições de emancipação do Brasil e se encerra com a crise do regime monárquico e a transição para a República, em um volume, clássico, inteiramente escrito por Sérgio Buarque de Holanda. Este primeiro volume do Tomo II ou terceiro da coleção, O processo de emancipação, está dividido em quatro partes: O Novo Descobrimento do Brasil, O Movimento da Independência, Lutas Externas e O Primeiro Reinado.
Leia mais…