produto indisponível
OBJETO
DE DESEJO
"Il Gattopardo" trata de uma família nobre com mesmo nome do título, destacando-se Don Fabrizio Corbera, Príncipe de Salina, no contexto do Risorgimento. Talvez o trecho mais memorável do livro seja o discurso do sobrinho de Don Fabrizio, Tancredi, incitando, sem êxito, Don Fabrizio a abandonar sua lealdade ao reinado das "Duas Sicilias" e aliar-se à dinastia de Savóia: "A não ser que nos salvemos, dando-nos as mãos agora, eles nos submeterão à República. Para que as coisas permaneçam iguais, é preciso que tudo mude."
O título "Il Gattopardo", em Inglês e em Português quer dizer "O Leopardo", mas a palavra italiana "gattopardo" refere-se tanto ao felino das américas quanto ao cervo africano. Gattopardo pode ser uma citação ao felino selvagem, que foi violentamente caçado na Itália até sua extinção, em meados do século 19, exatamente a época em que Don Fabrizio testemunhava impotente o declínio e a indolência da aristocracia siciliana.
A obra foi muito criticada pelos críticos literários por "combinar realismo com uma estética decadente". Entretanto, tornou-se muito popular entre os leitores comuns, a tal ponto que em 1963 "Il Gatopardo" foi imortalizado no cinema pela produção de Luchino Visconti, estrelada por Lancaster, Alain Delon e Claudia Cardinale todos atuando em grandes papéis.
Leia mais…