O INCONSCIENTE JURIDICO: JULGAMENTOS E TRAUMAS...XX
Por:
R$ 94,90
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Este livro apresenta um cruzamento muito profícuo entre DIREITO, LITERATURA, PSICANÁLISE E OS ESTUDOS CULTURAIS, uma aposta bem sucedida para importantes reflexões multidisciplinares. Como pensar a relação entre Direito, Trauma e Justiça? Grandes julgamentos históricos, como o famoso julgamento de O. J. Simpson nos Estados Unidos e, no plano internacional, o julgamento Eichmann e os tribunais de Nuremberg surgem para pontuar esse instigante desafio teórico lançado por Felman.
Como a experiência traumática da perseguição antissemita e do holocausto podem ajudar a refletir a relação entre direito e trauma e, por que, ainda nos dias de hoje, negros, mulheres, índios e demais grupos sociais excluídos têm preconceitos afirmados, reproduzidos e aprofundados no âmbito das cortes judiciais? A literatura permite pensar essa questão de uma maneira crítica e reveladora, e este livro abre o caminho para importantes reflexões multidisciplinares. Além disso, olhando para as bases conceituais da autora: entre outros Hannah Arendt, Walter Benjamin, Freud, Levinas... e, por outro lado, para os grandes nomes da literatura com os quais dialoga, Tolstoi, Zola, Kafka... não é de espantar que o resultado desses encontros seja muito entusiasmante e extremamente criativo.
Felman nos lança, com esta obra, uma série de questões que atingem o âmago da instituição jurídica. Assim como Freud abalou nossa identidade e visão do que é o ser humano, ao revelar o inconsciente psicológico, ao apontar para o inconsciente jurídico, também Felman, reconfigura o direito e seus limites.
Leia mais…