Por:
R$ 55,00
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Publicado pela primeira vez em 1847, o romance O Pároco de Aldeia apresenta uma trama que se passa em 1825, numa aldeia saloia, com suas asperezas e ingenuidades.
Os episódios narrados na vida da aldeia servem para ilustrar a polémica de Herculano contra o Iluminismo. O autor contrapõe o mundo simples da aldeia portuguesa, tutelada pela figura paternal do padre cura à complexidade que os novos tempos, onde se destacam as consequências das revoluções francesa e industrial, vinham a introduzir nas relações sociais.
A obra de Alexandre Herculano reflete intensamente as tendências gerais do romantismo, já que ele foi um dos seus mentores, tendo vivido intimamente ligado a este movimento. Entre seus livros, podemos citar O Bobo, Eurico o Presbítero, O Monge de Cister e Lendas e Narrativas.
Apesar de não ser uma das obras mais conhecidas de Alexandre Herculano, O pároco de aldeia contém em si uma semente que germinará e cuja planta viverá vigorosa por mais de um século, sendo um livro fundamental para se entender a forma ideológica que dirigiu o Portugal durante longo tempo.
Leia mais…