produto indisponível
OBJETO
DE DESEJO
A obra surgiu a partir de uma poesia publicada no livro Poemas dos becos de Goiás e estórias mais, sob o título “Estória do aparelho azul-pombinho”. A história fala do último prato de porcelana chinesa de um antigo jogo de jantar, com 92 peças, que pertencera à bisavó de Cora Coralina.
No texto, a autora rememora a infância, quando ouvia, com base nas figuras existentes na porcelana, a história da princesinha Lui e seu namorado plebeu, cujo romance era rejeitado por todos.
O contar e recontar da história deu-lhe novos componentes, e também foram acrescidos os devaneios de Aninha – apelido pelo qual Cora Coralina era conhecida. Certo dia, sem saberem como nem por quê, o prato se quebrou, e a menina, principal suspeita, é condenada a andar com um caco de porcelana pendurado ao pescoço, conforme costume daqueles tempos.
Em O prato azul-pombinho, a graça do texto se reflete perfeitamente nas ilustrações, aproximando – ainda mais – Cora Coralina do universo infantil.
Na última página do livro, a Lúcia Hiratsuka confessa que, ao receber o poema de Cora Coralina para ilustrar, decidiu conhecer a casa e o lugar onde viveu a doce poeta de Goiás para, assim desenvolver melhor seu trabalho.
Leia mais…