O REPORTER NA TV: UMA HISTORIA DOS PROGRAMAS...BRASIL
produto disponível
De: R$ 150,00
Por:
R$ 133,50
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Este livro faz uma história dos programas televisivos de grande reportagem no Brasil, indo dos anos 1960 até a atualidade. Trata-se de uma história com, a partir e pelas televisualidades. Constituem elementos fundamentais na análise das mudanças nesse formato de jornalismo televisivo: imagens, sons, textos, movimentos, cenas e corpos em contextos socioculturais tão específicos quanto amplos.
Nesse processo histórico, as performances dos repórteres diante das câmeras não só mudam como ganham protagonismo: a subjetividade do repórter e sua experiência pessoal com o fato narrado foram ocupando o proscênio dos acontecimentos.
A passagem, jargão jornalístico que designa tanto o momento em que o repórter aparece no local da notícia quanto confere autoridade ubíqua à emissora, veio a se configurar como um espaço autobiográfico, que abrange, inclusive, a emoção de narrar, na reportagem, o que sente o repórter. Como chegamos a essa configuração? Como passamos por tantas outras?
Qual é o lugar dos fatos quando o fato principal passa a ser a experiência de reportar?
Tratar com profundidade dessas questões só foi possível porque Bruno Chiarioni e Igor Sacramento se valeram de múltiplas fontes (jornais das épocas, entrevistas com profissionais, programas de grande reportagem). Os autores entendem que a história da televisão é também um desafio de escrever com imagens.
Leia mais…