O SECULO DO POPULISMO: HISTORIA, TEORIA, CRITICA
Por:
R$ 105,00
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Pelos vários cantos do mundo, as democracias estão em crise e líderes populistas galgam o poder. Estarão as democracias se autodestruindo e se transformando em “democraturas”? Estaremos ingressando em uma era dos populismos?
Para responder a essas questões, precisamos analisar os populismos contemporâneos. Para tanto, o Ateliê de Humanidades Editorial traz ao público umas das principais obras existentes sobre o populismo, escrita pelo historiador e teórico da democracia Pierre Rosanvallon.
Em O século do Populismo, Rosanvallon apresenta uma teoria crítica do populismo. Isso é feito em três passos. Primeiramente, faz uma análise detalhada da anatomia do populismo contemporâneo. Em seguida, reconstrói as três histórias dos populismos, incluindo aí a importância das experiências latino-americanas. E, por fim, desenvolve uma crítica aprofundada e bem argumentada da ideia de democracia presente nas ideologias populistas.
Com isso, o autor torna possível pôr um fim às estigmatizações impotentes do populismo, ao mesmo tempo que traça as linhas gerais do que pode ser uma alternativa mobilizadora para a renovação da democracia.
O Século do Populismo tem um prefácio de Rosanvallon à edição brasileira e uma Introdução à obra do autor escrita por Christian Lynch e Diogo Cunha. Ele faz parte da Coleção Pierre Rosanvallon da Biblioteca do Pensamento Político do Ateliê de Humanidades Editorial. Publicaremos em seguida a tetralogia do autor sobre as mutações das democracias contemporâneas: Contra-democracia: política na era da desconfiança (2006), Legitimidade democrática imparcialidade, reflexividade, proximidade (2008), Sociedade dos Iguais (2011) e O bom governo (2015).
Leia mais…