O VENDEDOR DE MARIOLAS: MEMORIAS
produto disponível
De: R$ 70,00
Por:
R$ 62,30
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Ilustrado com fotos, desenhos e documentos, o livro mostra como o autor, enquanto cursava engenharia, viveu intensa mente o governo de João Goulart, o golpe de 64, a “ditabranda” e os meandros do Partido Comunista Brasileiro até 68, quando o fechamento total do regime o levou a purgar uma prisão de quase um ano no Presídio da Marinha, na Ilha das Flores e no DOPS, além de uma clandestinidade de quatro anos. O título do livro é uma referência agridoce a um dos muitos episódios da cândida ingenuidade e do despreparo das hostes vermelhas.
Israel abandonou a engenharia mecânica que exerceu até a prisão e buscou se aprofundar no estudo da história, tornando-se o formulador do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro do CPDOC-FGV, que se encontra na internet depois de sucessivas edições em papel. Fez o mestrado de História, passou pela administração do Estado do Rio de Janeiro e com a sua empresa de projetos culturais, a Memória Brasil, publicou muitos livros e montou em todo o país outras tantas exposições de arte, história e cultura.
Já maduro, juntou-se ao jornalista Alberto Dines e a um punhado de entusiastas para criar a Casa Stefan Zweig, de Petrópolis, dedicada a difundir a mensagem humanista do grande escritor austríaco e resgatar o papel dos refugiados acolhidos em nosso país. O Dicionário dos refugiados do nazifascismo no Brasil é um de seus últimos lançamentos. Tudo isso passa pelas janelas do trem que percorre essas oito décadas, incluindo algumas dolorosas confidências, mas sobretudo grandes amizades, dois casamentos, três filhos e quatro netos.
Leia mais…