O VOO DE MINERVA: A CONSTRUÇAO DA POLITICA...ANTIGO
produto disponível
De: R$ 47,00
Por:
R$ 41,83
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
O significado geopolítico conferido ao termo Ocidentepela ideologia dominante diz respeito a um complexo cultural que parece ter nascido pronto, enquanto o Oriente é algo que existe apenas como o seu contrário.
Em O vôo de Minerva, Antonio Carlos Mazzeo defende a hipótese de que o "Ocidente Antigo" é resultado de um longo processo de mediterranização da cultura oriental, ou seja, da absorçãoda cultura oriental pelo Ocidente. O título dolivro sugere assim, nãosó o termo-chave de sua investigação, como a perspectiva crítica em queelaestá inserida.
O autor procura demonstrar quais são os pontosde partida da diferenciação da base econômica das sociedades ocidentais e orientais, sendo que a questão do comércio oferece apenas um começo deexplicação da diferença ocidental, já que no Oriente também se comerciava. Para João Quartim de Moraes, autor do prefácio do livro, sua maior ambição teórica é comprovar uma forte conexão entre o afloramento da propriedade privada e a invenção da democracia.
O vôo de Minerva é fruto da tese apresentada por Antonio Carlos Mazzeo ao Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, como parte das exigências para a obtenção do título de livre-docente em Ciências Políticas. É o segundo livro do autor publicado pela Boitempo.
Leia mais…