OS ANOS DA JUVENTUDE (UM ROMANCE)
produto disponível
De: R$ 38,00
Por:
R$ 33,82
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Este romance explora o tema da vitalidade da juventude: energia, paixão, fulgor, fantasias, amores, riscos e rebeldia, sob o ponto de vista de hoje. O tempo do enredo se passa nos anos sessenta. Cenas do dia a dia se interligam aos eventos da época, constituindo o pano de fundo para o olhar crítico do protagonista que narra as experiências de vida de um grupo de jovens – um círculo fictício. Inicialmente em Teresina, depois, no Rio de Janeiro. Estes personagens captam os sinais da nova mentalidade, no interior do país, sentem os sintomas da mudança na América, e decidem partir em numa viagem sem destino.
O autor utiliza como técnica um falso narrador de terceira pessoa para obter o distanciamento da ilusão biográfica e uma proximidade das cenas do passado. Rompe com a tradição do romance urbano de imigração interna em que o protagonista tinha muitas vezes de habitar em ambientes sórdidos, e ao mesmo tempo, com a literatura relacionada aos anos sessenta que se obriga a falar de engajamento. Dialoga com a dicção do romance de formação (Goethe, Thomas Mann, Scott Fitzgerald, Raul Pompeia), a literatura de viagens, o cinema "road movie", e o romance policial negro.
Os personagens lutam pela vida, buscam o prazer, a festa, leem poetas beats, surrealistas, concretistas e os poetas do movimento da poesia Práxis, curtem as vanguardas. Não têm preconceitos: escutam Chuck Berry, Bob Dylan, Caetano Veloso, Nelson Cavaquinho, os Beatles, os Rolling Stones e a Bossa-Nova. Frequentam cineclubes, veem filmes de Godard, Truffaut, adoram a "nouvelle vague" e o Cinema Novo. Atuam em pequenos jornais e editoras, traduzem, escrevem roteiros, produzem curtas-metragens.
Sem medo do diálogo com o realismo do início do século XXI, o romance incorpora a fisionomia de uma época passada – os anos que queriam mudar o mundo: uma atmosfera simultaneamente de festas e de sombras, lutas, prazeres e fantasias. Personagens que longe das casas de seus pais consomem e recarregam suas energias, nas ruas, apartamentos, bares, cafés e restaurantes, em busca de autonomia e sonhos.
Leia mais…