Por:
R$ 38,00
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
O livro procura mostrar o sentido que os nomes próprios das personagens de Guimarães Rosa recebem. Significam não apenas a usual identificação de alguém, mas sobretudo deixam aparecer o modo de ser que o papel de cada personagem desempenha na estória. Sem se dar conta, através do nome próprio, o leitor é introduzido, desde o início do texto de Rosa, no vasto mundo interior das personagens.
Para sustentar seu trabalho, Amariles contribui com pesquisas e reflexões sobre a ambiência histórico-religiosa dos contextos, em quea se desenvolvem as narrativas, as construções mitológicas do imaginário popular que povoam as estórias, bem como sobre as concepções metafísicas, taoistas, místicas e psicanalíticas que ajudaram a construir as personagens. Esta análise permite que o leitor de Guimarães Rosa possa intuir a profundidade e originariedade do processo de humanização, a partir do qual as personagens de Rosa falam.
O livro de Amariles «Os Nomes de Rosa» se divide em três capítulos. O primeiro tem como referência o conto Cara-de-Bronze (Corpo de Baile) em que as personagens aparecem em ordem alfabética. O segundo capítulo ocupa-se de alguns contos de temática cigana do livro Tutaméia e o terceiro apresenta personagens de diversas outras narrativas.
Leia mais…