POR UM POPULISMO DE ESQUERDA
produto disponível
Por:
R$ 108,90
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Na Europa Ocidental, testemunhamos actualmente um momento populista que assinala a crise da hegemonia neoliberal. o eixo central do conflito político situar-se-á entre os populismos de direita e de esquerda. ao estabelecer uma fronteira entre o povo e a oligarquia, uma estratégia populista de esquerda poderia congregar as várias lutas em curso contra a subordinação, a opressão e a discriminação.
Esta estratégia reconhece que o discurso democrático tem um papel crucial no imaginário político das nossas sociedades. e que, através da construção de uma vontade colectiva, mobilizando as vontades comuns de defesa da igualdade e da justiça social, será possível combater as políticas xenófobas promovidas pelo populismo de direita.
Ao redesenhar as fronteiras políticas, este «momento populista» aponta para um regresso do político após anos de pós-política. Um regresso que pode abrir caminho a soluções autoritárias - através de regimes que enfraquecem as instituições da democracia liberal - mas que pode também conduzir a uma reafirmação e extensão dos valores democráticos.
Excertos
«O povo não é agora uma simples vítima social da engrenagem económica de um capitalismo em crise (…). Ele é um sujeito político.»
José Neves, Prefácio
Leia mais…