PRISMAS: AS IMPOSTURAS DA TRANSGRESSAO
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OBJETO
DE DESEJO
Os ensaios deste volume se voltam para a crítica da ficção brasileira contemporânea. Cada analista com um olhar muito pessoal levanta questões pertinentes acerca de literatura e cultura. Em meu escrito a respeito de O quieto animal da esquina, de João Gilberto NolI, faço indagações sobre a "experiência do abandono" do desqualificado contemporâneo, o agenciamento dos fantasmas da herança e das fraturas das identidades na forma da ficção, numa perspectiva adorniana atualizada.
Verônica Aragão, na leitura de Raduan Nassar, enfoca o pós-moderno pelo viés do poético e do conceitual, apontando o conservadorismo da crítica literária presa aos aspectos repressivos do moderno. Fernando Monteiro de Barros em seu texto sobre Cinema OrJy, de Luís Capucho, pontua a melancolia e o decadente, neste romance sintomatizador da crise pós-moderna da ausência de norte e de sentido. Iza Quelhas, em sua análise de "A causa secreta", de Machado de Assis, levanta problemas de recepção do texto ficcional no final do século XIX , ainda atuais no término do "breve século XX". Luiz Fernando M. de Carvalho enfrenta O quieto animal da esquina, de Noll, sob o ângulo da desconstrução derridiana, propondo um novo contrato de interação entre o narrador e o leitor.
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