PSICANALISE E CAPITALISMO
Por:
R$ 48,30
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Clara de Góes é psicanalista, poeta, historiadora e dramaturga. A partir de reflexões sobre sua experiência clínica, de sua prática em escrever e dos seus cursos no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), “a psicanalista e poeta soube se amalgar à historiadora”, diz Paulo Becker no prefácio. “Este livro é um marco na história das ligações profundas entre a psicanálise e o marxismo, que constitui um repertório desesperador de mal-entendidos. (...) A psicanálise e o marxismo certamente devem o seu surgimento às condições históricas do capitalismo, mas vão além, ressignificando o passado e lançando as bases de um futuro”.
Este livro, sem dúvida, contém uma originalíssima abordagem do mundo contemporâneo a partir de uma visão transdisciplinar cujo fundamento último é a ética. Não se trata de simples versões vulgarizadas de ambas as discipilinas, como tantas vezes já se tentou, mas de uma proposta inovadora e profundamente esclarecedora. Eis como a autora apresenta a questão:
“O capitalismo, com seu modo de produção baseado na produção de um excesso – excesso que deve ser gasto no mais curto intervalo de tempo possível, para que maiores quantidades desse excesso sejam produzidas e a seguir consumidas –, estrutura-se em torno da promessa de um gozo sem limite. Quais são os corpos que suportam esse gozo, efeito da produção incessante de um excesso? Os africanos… a África, o Oriente Médio, as favelas do Rio de Janeiro, a periferia das cidades latino-americanas”.
Leia mais…