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OBJETO
DE DESEJO
Abrindo o número 54 da Revista do ieb, o artigo inédito de Antonio Candido discorre sobre a vida cultural paulista nas décadas de 1930, 1940 e 1950. No segundo artigo, Walnice Nogueira Galvão conta em detalhes a mobilização de diversos intelectuais na incorporação do acervo de Edgard Leuenroth à Unicamp. O ensaio de Darlene J. Sadlier, premiado pelo Ministério do Exterior do Brasil, nos apresenta a recepção crítica da obra de Graciliano Ramos nos Estados Unidos. Em um artigo também sobre literatura, Vivaldo Andrade dos Santos sublinha a representação das formas capitalistas nas relações sociais entre os personagens de O Cortiço, em consonância com os propósitos estéticos do naturalismo. Cláudia Rio Doce faz uma análise de Leitura, revista carioca criada para popularização da literatura, revelando as diversas posturas ideológicas e artísticas entre os escritores.
O artigo de Sonia Gomes Pereira traz uma reflexão sobre o período de transição das artes brasileiras na passagem entre os séculos XIX e XX. José Geraldo Vinci de Moraes e Denise Sella Fonseca dedicam seu texto aos componentes musicais do "teatro de revista" e congêneres durante a Belle Époque paulistana. Em "A realidade tropical", Francisco Alambert faz uma análise crítica dos maiores representantes do Tropicalismo. Acauam Oliveira discute o sentido de "identidade brasileira" em seu artigo sobre Roberto Carlos.
Na seção de Resenhas, Marta Amoroso comenta o livro Câmara Cascudo e Mário de Andrade: cartas 1924-1944, organizado por Marcos Antonio de Moraes e agraciado com o Prêmio Jabuti em 2011. A próxima resenha é de Bernardo Fonseca Machado que faz uma análise de "Intérpretes da Metrópole: História Social e relações de gênero no teatro e no campo intelectual, 1940-1968", de Heloisa Pontes. Em Documentação, publicamos uma carta inédita de Caio Prado Jr. à Casa Euclidiana, datada de 1960. Na carta, Caio Prado manifesta seu juízo pessoal a respeito de Os Sertões e argumenta sobre a escrita de Euclides da Cunha. As imagens presentes na capa, nas páginas iniciais e no caderno de imagens deste número da Revista fazem parte dos cadernos de Anita Malfatti e compõem o acervo que está sob a guarda do Instituto e recentemente foram digitalizadas com o apoio da FAPESP. Ao todo, são 22 cadernos que totalizam cerca de 1200 páginas trabalhadas pela artista durante da década de 1920.
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