SOCIOLOGIA: CIENCIA OU IDEOLOGIA...CIENTIFICA
produto indisponível
OBJETO
DE DESEJO
Os conhecimentos sociológicos estão dispersos. Para compreender este ponto basta voltar aos precursores da Sociologia: Comte, Marx, Durkheim, Stuart Mill, Weber e outros autores dos Séculos XVIII e XIX desenvolveram seus trabalhos com evidentes preocupações científicas. Contudo, quando estudaram, escreveram e publicaram suas obras, não havia conhecimentos científicos acumulados anteriormente, que lhes possibilitassem estabelecer um referencial científico comum para os temas sociais de que trataram.
A insuficiência de conhecimentos científicos conduziu-os para o campo das abordagens doutrinárias, que é muito rico, mas, na maioria das vezes, não-científico. Seus sucessores, no século XX, aceitaram as colocações doutrinárias dos primeiros mestres ocidentais, e foram acrescentando seus pontos de vista pessoais sobre organização e funcionamento dos sistemas sociais. Daí, a dispersão dos conhecimentos e o surgimento dos confrontos doutrinários. As inevitáveis conseqüências dos confrontos doutrinários todos nós conhecemos.
A principal finalidade deste livro é apresentar os fundamentos iniciais do comportamento social, e a partir dos primeiros fundamentos descrever os mecanismos que explicam a organização, o funcionamento e as transformações que ocorrem nos sistemas sociais das comunidades humanas.
Leia mais…