STEFAN ZWEIG: NO PAIS DO FUTURO - A BIOGRAFIA...LIVRO
produto indisponível
OBJETO
DE DESEJO
O projeto tem como objetivo esmiuçar a passagem do escritor vienense pelo Brasil, e é resultado de 25 anos de pesquisas feitas por Dines. Subproduto da biografia escrita por ele sobre a vida de Zweig, o livro reúne documentos disponibilizados pelo Arquivo Nacional sobre a edição de "No país do futuro", de Stefan Zweig, que se suicidou em Petrópolis sete meses após sua publicação.
Zweig chegou ao Brasil, pela primeira vez, em 1936, quando se encantou com a cultura brasileira e se comprometeu a escrever um livro sobre o país, motivo pelo qual foi muito criticado. "Stefan Zweig no país do futuro - A biografia de um livro" revela bastidores desde o momento em que Zweig, judeu austríaco, deixou a Inglaterra em 1940 devido ao nazismo e voltou ao Brasil para escrever seu livro.
A obra de Dines aborda, ainda, as indecisões de Zweig para escolher o título do livro até o lançamento, praticamente simultâneo, em seis idiomas. O público terá acesso, pela primeira vez, à documentação guardada na Seção de Manuscritos da Biblioteca Nacional do Rio, além de recortes da imprensa, o carimbo concedendo o visto de residência nos passaportes de Stefan e sua mulher, Charlotte Elizabeth (Lotte) Zweig, correspondências, documentos, telegramas, bilhetes, fotos e anotações.
Dines levanta a tese de que, se o livro de Zweig tivesse sido melhor compreendido, possivelmente seu autor não teria sucumbido à depressão e, neste caso, talvez não tivesse cometido suicídio.
Leia mais…