THOMAS BERNHARD: O FAZEDOR DE TEATRO
produto disponível
De: R$ 99,90
Por:
R$ 88,91
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Icônica personagem infantil, Struwwelpeter, um garoto que não corta nem arruma unhas e cabelos, se faz representação perfeita das transgressões da obra de Thomas Bernhard. Presente de Heinrich Hoffman ao seu filho de três anos, Struwwelpeter ou Histórias Divertidas e Figuras Engraçadas, repercutiu de maneira inesperada na Alemanha de 1844.
Thomas Bernhard, o Fazedor de Teatro: E a Sua Dramaturgia do Discurso e da Provocação, organizado e traduzido por Samir Signeu, procura relacionar a imagem selvagem das personagens que afrontam as normas e condutas sociais da Alemanha à época, a toda a obra teatral e vida do dramaturgo, que personifica personagens e seus comportamentos. O uso do niilismo, de sua misantropia, misoginia e sua máquina de linguagem tanto em obra quanto em vida, são os artifícios utilizados por Bernhard para falar e criticar o homem, o teatro e a sociedade austríaca, com veemência e sem pudor.
A fim de verificar as diversas vozes que se expandem com a dramaturgia de Bernhard, este volume da coleção Textos oferece uma abordagem panorâmica sobre a obra do dramaturgo e toda a técnica cênica utilizada por ele na escritura de peças-chave.
Apesar do desgosto de Bernhard pela arte tradutória que por ele foi descrita como “um cadáver que foi mutilado por um carro, até torná-lo irreconhecível”, Signeu oferece, a partir de teóricos como Beth Brait, Dominique Maingueneau, Douglas Muecke, Jacó Guinsburg, Mikhail Bakhtin, Victor Hugo e Wolfgang Kayser, a tradução e análise interpretativa de O Fazedor de Teatro, para ingressar na investigação acerca do teatro provocativo que se realiza na obra do dramaturgo pela presença do grotesco e do irônico.
Leia mais…